quarta-feira, 10 de julho de 2013

Futebol

 
 
FUTEBOL
Futebol no Brasil
O Brasil é conhecido como “o país do futebol” e não é à toa.
É o único que esteve presente em todas as Copas do Mundo, sendo também o recordista em conquistas (cinco); seus jogadores são reconhecidos e admirados mundialmente; e as torcidas fanáticas enchem os estádios com muita festa e música. E é o país de Pelé, o maior jogador em todos os tempos.

Acredita-se que o esporte começou a ser praticado no Brasil em 1894, quando Charles Miller trouxe uma bola da Inglaterra. Naquela época, apenas os ricos e aristocratas jogavam, mas não demorou muito para que o esporte caísse no gosto popular.

Nos primeiros anos de profissionalismo, apenas jogadores brancos eram permitidos nas equipes. Muito por causa de os clubes terem sido fundados por estrangeiros. Uma história curiosa foi a do mulato Carlos Alberto.

Em 1914, jogando pelo Fluminense contra o América, seu ex-clube, ele precisou passar pó-de-arroz no rosto para não quebrar a regra. Mas com o calor e o suor, a maquiagem foi desmanchando e os torcedores americanos começaram a provocá-lo gritando “pó-de-arroz”.

O apelido foi adotado pela torcida do Fluminense que passou a saudar o time na sua entrada de campo jogando o pó e talco sobre os jogadores.
 
Lentamente os negros passaram a ser aceitos em outros clubes. Apesar do que muita gente acredita, foi o Bangu, e não o Vasco da Gama, o pioneiro ao escalar o negro Francisco Carregal, em 1905. Mas o Vasco entrou para a história ao ser campeão carioca em 1923 com um time basicamente formado por operários de maioria negra e mestiça, desbancando de vez a elite branca

  O PAÍS DO  FUTEBOL
Matéria originalmente publicada em 02 de outubro de 2011 no jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário